segunda-feira, 9 de maio de 2011

SOB O SOL DE CUIABÁ

Speechless, o cachorro do diretor, que ficou em Curitiba!
Diário. O que fazem os viajantes do Delírio numa segunda-feira, começo de nova aventura com “O Evangelho Segundo São Mateus”, no Palco Giratório do Sesc? Chegamos em Cuiabá perto das 13h30, ou melhor 12h30 porque o fuso horário na capital do Mato Grosso é uma hora antes da curitibana. “Opa! Ganhamos uma hora!” berrou o Guilherme. Um calor! Tipo assim uns 34 graus. Pra torrar o cérebro de qualquer fugido do frio, como somos nós. O Gustavo passando e repassando seu texto, minuto a minuto. Será? Implorando para que haja ensaio completo na terça-feira e que ninguém resolva fazer turismo na Chapada. “Sabem como é, estrear seguro!” “Ah! Vai vendo o vídeo até cansar!” sugere a Regina. Claro, brincando. E os olhos duvidosos e crentes do Gustavo refletem o medo de estar atrapalhando ao invés de ajudando. Ossos do ofício. O hotel é massa, como diriam todos! Paiaguás Palace Hotel. “Com piscina!” pula o Guilherme. A Janja não fala muita coisa porque como todos sabem, está grávida e tem que ser respeitada. A passagem de mulher para mãe é um ritual que tem que ser vivido em cada um dos seus sagrados e mágicos segundos. Recebo uma mensagem pelo celular dos queridos Camila e Dante, de Chapecó: “Edson, estou com o programa do Festival de Curitiba. E bateu uma saudade de vocês. Beijos meus e do Dantinho pra todo mundo!” Fazer amigos por onde a gente passa é uma das coisas mais deliciosas do mundo. Respondo com amor e tanta quanta saudade. E chega a tarde e tudo é, de repente, um silêncio e todo mundo (será?) dorme porque bateu o cansaço. Mas pouco mais de um quilômetro do hotel tem um shopping e dentro de um shopping, cinemas. Então é pra lá que todos os piás (menos o Gustavo que ficou no hotel estudando o vídeo) vão. Comer Bobs, MacDonalds e assistir THOR em 3D! Eu, pela terceira vez! O Tiago fez a barba. Por quê? Bem, ele ficou preocupado com a quantidade de bilhetinhos anônimos que o Gustavo recebeu em Sertãozinho, no últiimo sábado, e resolveu que também quer parecer piá e lindo. Coisas da auto-estima. Há que se reconhecer que de cara limpa o Tiago fica um menininho fofo, mas quem conhece...!!! Assistindo THOR o Guilherme riu, pulou, gritou, exclamou, chorou, cutucou e esperneou. O filme é bom mesmo e eu, metido a sério, saí dizendo: “Prestem atenção no ator que faz o bandido, Locki (Tom Hidleston) porque aquilo é uma interpretação de alto nível!” Até em filme pipoca eu torço para que meus atores fiquem cada dia melhores. E eles ficam. Chegando no hotel o Tiago foi exercitar seu prazer mais solitário: o facebook; e eu idem. Rs. O Aldice, de Curitiba, posta uma foto do meu xodó, meu cachorricho, o Speechless! Embaixo das cobertas, no sofá da sala, com seus brinquedinhos, amoroso, doce e lindo. Está me esperando, tenho certeza.  Amanhã é dia de fazer teatro. O Gustavo estreia (ele não sabe, mas vai arrasar!) e vamos distribuir nossa poesia para quem for nos assistir aqui em Cuiabá, no Sesc Arsenal. Será maravilhoso, tenho certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário