segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Amigos: Felipe e Neto
Teatro Rachel de Queiroz/Teatrinho –
Público: mais ou menos 180 pessoas

Não foi a primeira vez que o Grupo Delírio subiu a Serra Cearense. Em 2007 estivemos aqui com “Capitu”. Na época foi uma apresentação meio estranha porque encenamos “Capitu” no grande teatro, numa distância muito grande entre o palco e a primeira fila de cadeiras, uma reverberação total e tudo foi muito grande para o espetáculo íntimo que tínhamos nas mãos. Só que Guaramiranga, na serra cearense, é uma fantasia, um pedacinho de paraíso entre morros, um friozinho delicioso de 15/16 graus à noite, música constante (e música boa!), restaurantes ótimos, uma feira de artesanato com comidinhas da terra, feitas com cuidado e preço muito baixo. E o Festival Nordestino de Teatro (em 2011 já é o 18º), traz para a cidade uma galera animadíssima que vibra com a cena e canta e dança enquanto o teatro não está acontecendo. Dessa vez, até porque o grande teatro está para reformas, nosso refúgio foi o pequeno, de pouco mais que 140 lugares fixos. Logo cedo, pondo os pés no seu palco, para a montagem do cenário e iluminação, bateu uma certeza, certezíssima, de que seria uma noite inesquecível. Foi.  Mas a nossa volta para Guaramiranga tinha algumas novidades. A Cecé estaria estreando sua substituição. A Janja ficou em Curitiba, nos seus 7 meses do Théo e a Cecé, com seus cabelos encaracolados, grandes olhos, boca de poesia, que pode ser comparada à fruta, flor ou cor, esperava seu momento de falar Fernando Pessoa, Nietzsche, Dostoievski e Clarice Lispector. E claro, de por a mão na massa! Ensaiamos e eu olho para os lados e vejo o quanto o Grupo Delírio se metamorfoseou neste 2011! Costumo dizer que tudo está acontecendo como esperávamos, só que de outra maneira. E a alegria está sempre presente, coisa que impressiona. Alguém se surpreende com nossos figurinos que nem são, nossa espontaneidade minutos antes do espetáculo e um tipo de concentração que nada tem de ritual, mas de olho no olho. Esperamos sempre, ansiosos, pelas primeiras trocas de olhares com o público, para sentir o vento que nos levará ao espetáculo. Teatro abarrotado de gente generosa e até alguns franceses e uma espanhola. Lá fui eu contar do Delírio e encerrei o prólogo, na maior cara de pau, dizendo que iríamos “arrasar”! A Regina cochichou que “olha lá!”. Vamos lá, ver o que acontece. E há 3.700 quilômetros de Curitiba, vivemos um espetáculo memorável! Pra lavar a alma e encerrar de uma vez por todas a pedra no sapato que foi “Capitu” em 2007!  É preciso dizer que “Capitu” em 2007 foi um belo espetáculo, apenas foi aquém de tudo o quanto já tínhamos vivido pelo Palco Giratório. E Guaramiranga em 2007 marcou algumas coisas inesquecíveis. Esse retorno foi de reconhecimento das ruas, das esquinas, das calçadas, dos bares, do clima e da energia muito própria. Fim de espetáculo, fomos todos comer baião de dois com carne assada e depois noite adentro no Bar do Odilon, onde cerveja, vinho e cachaça marcaram o ritmo até 4 da manhã. Em qualquer sentido, todos delirantes estiveram felizes e fizeram os outros felizes. E, aliás, vale registrar também o Hotel Monte negro, no centro da praça, onde ficamos hospedados como reis. Uma delícia! Pra se ter uma ideia, no seu pátio tem duas enormes árvores, onde à tarde reinam dezenas de periquitos apaixonados, namorando e gritando! Domingo foi dia de cachoeira e na segunda cedo, partimos de van para Sobral. Sabemos que daqui pra frente, até Paranaíba, no Piauí, vai ser muito, muito calor. Ô vidão!